Exposição Pedro Jorge

Sobre

Para homenagear seu patrono, a Fundação Pedro Jorge (FPJ) montou uma exposição que retrata a coragem e a devoção do procurador alagoano à justiça e à ética. A homenagem visa informar aos membros, servidores, funcionários e à sociedade em geral sobre a vida e os fatos que envolveram o assassinato desse grande homem. Tendo sido um dos casos mais emblemáticos da politica brasileira, o episódio que ficou conhecido como “escândalo da mandioca” ocorreu no período de 1979 até 1981, na agência do Banco do Brasil de Floresta, resultando num desvio de 1,5 bilhões de cruzados, o equivalente a 30 milhões de reais em valores atuais.

Conteúdo da mostra

A exposição “Pedro Jorge: um mártir da Justiça brasileira” é constituída por dois painéis que relatam a vida e os fatos relativos ao escândalo da mandioca. A mostra ainda conta com objetos de uso pessoal de Pedro Jorge, como, por exemplo, os óculos que usava ao ser assassinado, medalhas de mérito e homenagens feitas ao mártir do Ministério Público, além de documentos históricos, certificados acadêmicos, um vídeo que mostra trechos do globo repórter que foi ao ar dois meses após o assassinato e a digitalização de notícias e reportagens de grandes jornais e revistas desde a época de seu assassinato até hoje. Os visitantes podem, ainda, consultar as cartas e telegramas recebidos pela viúva após a tragédia – incluindo carta do então presidente da República Figueiredo, além de documentos oficiais e artigos escritos pelo procurador assassinado.

Grande parte do material que compõe a exposição foi guardado, e recentemente doado à Fundação, pela viúva do procurador, Maria da Graça Viegas. A exposição conta com apoio da Associação Nacional dos Procuradoras da República (ANPR), da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Percurso da Exposição

Novembro – PR/PE – Recife