Reciclo Orgânicos

Sobre o projeto

Pretende facilitar o acesso aos produtos orgânicos e mostrar à comunidade a importância do consumo desses produtos. A Fundação Procurador Pedro Jorge organiza feiras de produtos orgânicos e disponibiliza curiosidades sobre a agricultura orgânica e as aplicações médicas e culinárias, além de oferecer produtos frescos, cultivados sem o uso de inseticidas químicos ou fertilizantes artificiais, com preços mais baratos para toda à comunidade. O consumo desses produtos faz bem à saúde e traz mais qualidade de vida à população.

O projeto visa estimular a criação de novos ciclos produtivos que serão a base para o desenvolvimento sustentável de sociedade. Para isso as matérias primas utilizadas, o sistema de produção e de comercialização de qualquer serviço ou produto devem fundamentar-se no tripé da sustentabilidade equilibrando sempre os fatores sociais, econômicos e ambientais.

 

Produto produzido de forma orgânica

A agricultura com bases orgânicas respeita os ciclos naturais da produção de nutrientes, de desenvolvimento das plantas, de recuperação dos solos, da água bem como da fauna e flora nativas. Desta forma está baseada em processos sustentáveis de produção e interação com nossa natureza.
A utilização de adubos, insumos agrícolas livres de elementos tóxicos garante a saúde dos produtores, dos consumidores assim como dos insetos, pequenos animas, cursos d’água e plantas que se beneficiam desta atividade humana essencial para nossa subsistência e qualidade de vida.
A base de uma agricultura orgânica eficiente é a sustentabilidade econômica e social sendo assim ela se organiza predominantemente como agricultura familiar fortalecendo o homem do campo e sua comunidade. A escolha pela produção de alimentos sem a utilização de venenos químicos é dos próprios produtores que atualmente estão cientes dos danos que esses produtos causam a seus alimentos, sua saúde e de sua família e a longo prazo para sua produção.
Ao consumir esses alimentos, as pessoas estão contribuindo para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades sociais e ambientais além de adquirir produtos muito mais nutritivos e saborosos que não irão causar danos para sua saúde e de sua família.

 

Sobre a sazonalidade

Como a produção orgânica se baseia nos ciclos naturais para produção de alimentos saudáveis a oferta de alimentos respeita as estações e a época de plantio e colheita especifica de cada espécie vegetal. Desta forma a variedade de alimentos acompanha as épocas do ano e são produzidos e ofertados alimentos da estação e da região onde são produzidos. Assim é possível ter certeza sobre a qualidade do produto e o respeito a ambiente em que são produzidos.
Hoje, se tem a comodidade e o habito de consumir os mesmos alimentos durante todo o ano. Grande parte desses alimentos necessita de um processo artificial para serem produzidos, envolvendo adubação química e utilização de pesticidas tóxicos.

 

Princípios da agricultura ecológica

O solo é um organismo vivo

A terra como tudo neste planeta e visto como um organismo dinâmico com abundância de processos cíclicos de renovação da vida. Sendo a base para o desenvolvimento dos processos biológicos terrestres. Vista desta forma a terra deve ser a principal foco dos produtores rurais que devem cuidar dela primeiramente para que se mantenham os processos produtivos do qual o agricultor depende.

Solo saudável gera planta saudável

Como o solo é a base para o desenvolvimento da planta. Se ele é saudável deve ter as condições necessárias para garantir um bom crescimento das árvores bem como das diversas variedades de alimentos que cultivamos. Uma terra saudável possui nutrientes abundantes e uma textura adequada para fixação das raízes.

Planta saudável não adoece

As plantas são organismos vivos e como as seres humanos possuem também uma saúde que deve ser cuidada. Se a planta consegue se desenvolver em um ambiente saudável com nutrientes e umidade que ela necessita ela terá um sistema imunológico forte garantindo sua resistência contra as doenças e pragas que podem atacá-la.

Produção em parceria com a natureza

Seguindo os conhecimentos ancestrais da agricultura, que sempre soube se beneficiar dos processos e ciclos da natureza para produção de gêneros alimentícios, para se produzir de forma orgânica é necessária uma parceria com os diversos fatores e elementos que compõem a natureza da região onde se pretende produzir de forma a se beneficiar das diversas formas que a fauna e flora local podem contribuir no processo produtivo humano.

Respeito aos Ecossistemas naturais fauna e flora locais

A agricultura ecológica leva em conta as necessidades do meio para que ele tenha um equilíbrio e se mantenham saudáveis tanto a flora quanto a fauna local, principalmente os insetos que são essenciais para a polinização, logo para a produção de frutos e sementes. Todos esses elementos são vistos como parte do sistema de produção agroecológica.

Seleção e melhoramentos genético naturais

Desde o início da agricultura a mais de 10.000 anos atrás a humanidade aprendeu a selecionar as plantas mais saudáveis e que se adéquam melhor as suas necessidade. Desta forma os seres humanos promoveram um melhoramento genético nas plantas que cultivam selecionando, replantando e disseminando as sementes das plantas mais adaptadas a sua região e clima e a suas demandas de produção.

Manutenção de variedades tradicionais de sementes

Os agricultores orgânicos têm a preocupação e o cuidado de manter e garantir a viabilidade das sementes tradicionais sem alterações genéticas artificiais para as próximas gerações para assim garantir a segurança alimentar dos seres humanos. Diferente dos organismos geneticamente modificados que são programados para não produzir sementes que germinem novamente.

Produção de alimentos regionais

A produção orgânica deve se adaptar ao clima, solo e insolação característicos de sua região, como ela não trabalha com a artificialização do ambiente e com sementes geneticamente modificadas deve fazer uso de variedades vegetais que são naturalmente adaptadas as condições locais. Assim pode garantir o sucesso do plantio e a diminuição do impacto para a produção de alimentos nutritivos para todos.

Fixação do homem no campo

A agricultura familiar é o modelo mais adequado para uma produção orgânica, pois, ela envolve o trabalho manual da família e comunidade rural fortalecendo a conexão do homem e das mulheres com o cuidado do campo e seus recursos. Ela também fortalece os pequenos agricultores promovendo a distribuição de renda e uma remuneração justa pelos produtos cultivados o que garante uma sustentabilidade econômica e social.

Policultivo, estimulo a diversidade

O cultivo de alimentos orgânicos tem como principio o estimulo a diversidade já que a natureza se equilibra sobre uma lógica da diversificação e da sucessão. O cultivo em um mesmo local de diversas variedades de alimentos permite um manejo adequado dos nutrientes do solo e cria um ambiente equilibrado que diminui a incidência de pragas e doenças.

 

Onde comprar produtos orgânicos – Brasília

Sábados pela manhã
Mercado Orgânico (Ceasa)
Templo Budista Terra Pura (116/115 Sul)

A Associação de Agricultura Ecológica de Brasília (AGE) realiza semanalmente, às quartas-feiras e aos sábados pela manhã, feirinhas ao ar livre nas seguintes quadras:

SQN 315, 402 e 303
SQS 112/113
SQSW 303/304

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *