Reciclo Papéis

Sobre o Projeto

Estruturado pela Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva, o Reciclo apresenta a arte de fazer papel artesanal, reciclado e cartonagem por meio do trabalho com a comunidade do Riacho Fundo (DF) e Jardim ABC (GO) formando artesãos e gerando renda.
A partir de treinamento com profissionais, os alunos do projeto Reciclo aprendem a coletar o material, o processo de reciclagem e a confecção do papel artesanal. Depois as atividades são voltadas as equipes que cuidam da arte da cartonagem que dão o toque final aos produtos como pastas, blocos, agenda entre outros.

No fim do treinamento os alunos, com suas carteiras profissionais de artesãos, têm a possibilidade de continuar nas oficinas do projeto ou seguirem seus próprios passos como artesão autônomo.

A sustentabilidade do projeto Reciclo se dá pela venda do material produzido nas oficinas para pessoas físicas e jurídicas e com isso é fonte de sustento para muitas famílias.

Ideal do projeto

O projeto Reciclo tem como ideal ajudar na criação de um mundo socialmente justo, que preserva a biodiversidade e o ecossistema natural ao mesmo tempo em que cria uma economia sustentável para as pessoas que participam do projeto e suas comunidades.

Cidadania e respeito ao ser humano e à natureza são valores trabalhados com as equipes. Os esforços em promover a ecologia pessoal, social e ambiental resultaram na evolução e valorização do indivíduo e do meio ambiente. Com práticas responsáveis, é desenvolvido o processo para criação de produtos que idealizam o desenvolvimento da comunidade, e por consequência, do país. Com muito cuidado e originalidade, as equipes trabalham para que todos os detalhes das agendas, embalagens, caixas e outros materiais tenham a beleza e a delicadeza marcadas em seu designs.

O projeto Reciclo cria oportunidades de emprego e de comércio solidário.

Da coleta de matérias-primas a reciclagem

Fornecer o que há de melhor ao ser humano e para o país é fundamental no projeto. De diversas matérias-primas, como papel, fibra de coqueiro, bananeira e sementes, produzem-se papéis artesanais e produtos, artigos que irão conscientizar empresas e clientes.

Sempre com novas propostas de utilizações, os materiais do projeto Reciclo divulgam criatividade e cultura ecológica.

Como participar

Os interessados em criar novos grupos do projeto Reciclo devem entrar em contato com a Fundação Procurador Pedro Jorge pelo número (61) 3321-5414 ou pelo endereço eletrônico fundacao@fundacaopedrojorge.org.br.

Fotos dos Produtos