Exposição Pedro Jorge

Exposição Pedro Jorge: Um mártir da Justiça Brasileira na PGR

Postado por em 16/12/2013 em Exposição Pedro Jorge, Últimas Notícias | 0 comentários

No dia 19 de dezembro às 9h será inaugurada a Exposição Pedro Jorge: Um mártir da justiça brasileira no memorial da PGR em Brasília. A solenidade contará com a participação dos Diretores da FPJ, da ANPR, Secretários do MP, Membros, Servidores e familiares. Em 2013 a Exposição esteve presente nas cidades de Recife, Maceió, Palmas, Belém, São Luiz, Caxias do Sul, Florianópolis, Goiânia e Brasília, contando com a visitação de mais de 1.000 pessoas por onde passou. Tendo como objetivo resgatar e manter viva a história de vida e da morte do Patrono da Fundação Pedro Jorge, a Exposição cumpriu a sua missão levando para todo o país informações importantes sobre a sua história e sobre a história do Ministério Público Federal. A partir do mês de dezembro até julho de 2014 a Exposição permanecerá no memorial da PGR recebendo a visitação dos funcionários, visitantes e escolas que participam do programa educativo da PGR. Após esse período parte do acervo será doado ao memorial que deverá incorporar o material da exposição ao seu acervo oficial.

Leia Mais

MPF/TO Realiza exposição ‘Pedro Jorge: Um Mártir da Justiça Brasileira’

Postado por em 5/08/2013 em Exposição Pedro Jorge, Últimas Notícias | 0 comentários

A Procuradoria da República no Tocantins recebe, entre os dias 8 e 23 de maio, a exposição Pedro Jorge: um mártir da Justiça Brasileira, que aborda a vida e a atuação profissional do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, assassinado em março de 1982 por denunciar o caso conhecido nacionalmente como o Escândalo da Mandioca. A exposição acontece na Biblioteca da PR/TO, que é aberta ao público. A entrada é franca. A mostra conta com acervo de objetos pessoais cedidos pela família, documentos como a certidão de nascimento e certificado de aprovação da Ordem dos Advogados do Brasil , além de cópias de proposições de ações, fotografias e painéis que contam a história de vida do procurador até sua morte, aos 35 anos. O alagoano Pedro Jorge de Melo e Silva foi o autor das denúncias do Escândalo da Mandioca enquanto atuava como procurador da República no Estado de Pernambuco. Depois da proposição das ações penais contra 19 acusados, passsou a receber as ameaças de morte, efetivamente cumpridas. O esquema de desvio de recursos públicos funcionou entre os anos de 1979 e 1981. Atualizados, os valores desviados alcançariam a soma de R$ 20 milhões, que deveriam ter …

Leia Mais

Exposição Pedro Jorge um Mártir da Justiça Brasileira

Postado por em 5/08/2013 em Exposição Pedro Jorge, Últimas Notícias | 0 comentários

Coroando a exposição montada na PRR da 5 região, em dezembro de 2012, pela Fundação Pedro Jorge em memória de seu Patrono, o Procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, o Coral João Pernambuco fez uma belíssima apresentação, cantando várias músicas, entre natalinas e populares, como Pater Noster, Ave Maria, Divina Criatura, Antífona, O Meu Natal, Catumará, Ciranda nº4, e outras mais, todas de autoria de José Maria de Siqueira, um de seus tenores, encantando a plateia formada por Membros e servidores da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, que se deleitou no hall daquela sede com mais uma deliciosa tarde musical. Ao final, a Sra. Procuradora-Chefe da PRR5ª, Dra. Socorro Paiva, elogiou o Coral e seu repertório, ao mesmo tempo em que sugeriu que fosse realizada uma apresentação na sede da Fundação, em Brasília, para que todos pudessem ver e constatar a beleza e grandiosidade do Coral por ela mantido. Agradecendo as belas palavras e o incentivo daquela Chefia, a servidora Débora Marinho, coordenadora do Coral João Pernambuco, enalteceu o esforço da FJP pela manutenção das atividades do Coral, agradeceu o investimento e a confiança, e finalizou convidando os expectadores a fazer parte daquele grupo em …

Leia Mais

Exposição Pedro Jorge: Um mártir da Justiça Brasileira

Postado por em 5/08/2013 em Exposição Pedro Jorge, Últimas Notícias | 0 comentários

Em março de 2012, o Ministério Público Federal (MPF) relembrou 30 anos da morte do procurador Pedro Jorge de Melo e Silva. Para homenagear seu patrono, a Fundação Pedro Jorge (FPJ) montou uma exposição que retrata a coragem e a devoção do procurador alagoano à justiça e à ética. A homenagem visa informar aos membros, servidores, funcionários e à sociedade em geral sobre a vida e os fatos que envolveram o assassinato desse grande homem. Tendo sido um dos casos mais emblemáticos da politica brasileira, o episódio que ficou conhecido como “escândalo da mandioca” ocorreu no período de 1979 até 1981, na agência do Banco do Brasil de Floresta, resultando num desvio de 1,5 bilhões de cruzados, o equivalente a 30 milhões de reais em valores atuais. Conteúdo da mostra – A exposição “Pedro Jorge: um mártir da Justiça brasileira” é constituída por dois painéis que relatam a vida e os fatos relativos ao escândalo da mandioca. A mostra ainda conta com objetos de uso pessoal de Pedro Jorge, como, por exemplo, os óculos que usava ao ser assassinado, medalhas de mérito e homenagens feitas ao mártir do Ministério Público, além de documentos históricos, certificados acadêmicos, um video que mostra …

Leia Mais